quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Estudo do corpo - Nu. Tainá Gamelheiro.

"A Igreja diz: o corpo é uma culpa. A Ciência diz: o corpo é uma máquina. A publicidade diz: o corpo é um negócio. E o corpo diz: eu sou uma festa." Eduardo Galeano.

Assim defino estes autorretratos. São estudos. Como todos os estudos, estão sujeitos à (e é bom que tenha) falhas. Comum.



Mais do que isso, é bom falarmos de machismo. Por algum momento tive medo de ser julgada pela 'exposição' ( quase nenhuma, julgo, pois as fotos sugerem mais do que mostram). 


De "homis" terem minhas fotos em seu celular para me 'ameaçar'. E entendi que isso pode ocorrer. E que eu não vou temer. Quero quebrar o tabu do corpo nu, que é parecido com o tabu do prazer. 


Homens podem mostrar seios e nós não, porquê? Mostrar os seios, a bunda, é sim (ou pode vir a ser), um ato revolucionário. Mulheres 'não podem' se expor, não podem sentir prazer. Mas sim, nós podemos ;).(ver http://libertine.nu/sobre-nudez-femina-arte/#more-933)Este ensaio serve para isto. Para quebrar tabus, até entre meus amigos e familiares (entendo que para alguns será um choque, lamento muito.). Serve para encorajar outras mulheres a posar para mim. Afinal, se eu mesma não me mostrasse, como convenceria outras a se mostrarem de maneira tão pura, tão descomprometida...
Por fim, alerto que essas imagens não se propuseram a ser 'sensuais'. Como já disse, sugerem mais que mostram. Isso pode ter algo de provocador e sensual, mas não estava sensualizando quando posei para mim mesma.


















Estava estudando. Estava encorajando a mim e as outras. Estava, por fim, me libertando de mais um tabu.